quarta-feira, 29 de abril de 2009

Rescaldo da II.ª Rota do Trevo - 25/04/2009

Foi já no passado dia 25 de Abril que me desloquei á vizinha Cidade da Guarda, mais propriamente a Alfarazes, para participar na IIª Rota do Trevo, uma prova um pouco distinta das outras, já que o seu percurso é em forma de Trevo com 3 pétalas e sempre com passagem em Alfarazes, sendo este o local de encontro dos 3 percursos.

As distâncias das pétalas, ou dos percursos, eram a 1.ª de 30Km, a 2.ª de 20Km e a 3.ª também de 20Km.
Quem optou pelo 1.º percurso fez 30Km, pela 1.ª e 2.ª pétalas fez 50Km e pelas 3 pétalas fez 70Km.

O meu objectivo era participar nas 3 pétalas, fazer os 70Km, o qual foi atingido, o que já me deixou contente, pois devido á rapidez da 1.ª pétala e á dureza da 2.ª pétala, a 3.ª foi feita com algum cansaço físico, também devido aos muitos quilómetros que tenho feito nestes últimos dias.

Nesta prova foi também a estreia da novíssima equipa de BTT de Pinhel "ELECTRÃO.COM", que estreou o seu equipamento oficial disponibilizado gentilmente pelo amigo Cláudio. Desta vez, fui "raptado" á Vertente e também corri juntamente com eles.

Concluíram a prova um total de 128 participantes, 41, 57 e 30 repartidos pelos 3 diferentes percursos, 30Km, 50Km e 70Km respectivamente.

Obtive o 18.º lugar nos 70Km com um tempo de 04h04m e 1340m de acumulado.
O HC andou sempre comigo até aos 50Km, ficando por ali, pois a cãmbreas não o deixaram continuar, obtendo mesmo assim um bom 7.º lugar nos 50Km com 02h36m.

Esta semana é de repouso, pois a próxima prova será a rainha das Maratonas "PortalegreBTT 2009".

Até lá, bons trilhos
DM

sábado, 25 de abril de 2009

Nocturno "Zoológico"!!!! - 23/04/2009

Mais uma 5.ª Feira, mais uma saída nocturna.

Saímos da Pêra Longa eu DM, o David Madeira e o Rui Calado. 3 amantes das pedaladas, que não deixam descansar as suas bikes... sempre a rolar...

Pelo motivo de Sábado eu estar na Guarda para a II.ª Rota do Trevo, optámos por fazer uma voltinha mais calma pelas zonas planas do Zêzere, mas que no final acabámos por esticar mais um pouquinho e lá se fizeram 41Km.

Fomos em direcção á Ponte Pedrinha, acompanhámos a A23 ao longo de alguns quilómetros, e seguimos para Peraboa. Daí seguimos a direcção das Castanheiras, apanhando os trilhos que nos levaram até á Vacaria, Ponte do Comboio e Terlamonte. Fizemos então o espectacular single track a descer em direcção á Barragem de Corges, que á noite é fabuloso, para regressar á Covilhã pelo Jardim do Lago e posteriormente ao Tortosendo via TCT.

Este nocturno ficou marcado pela grande quantidade de fauna encontrada, desde Coelhos a Raposas, apareceu quase de tudo.... mas uma coisa vos digo... apanhámos os 3 um enorme susto...!!!

Imaginem só 3 bbtistas em plena noite, no meio do nada, a rolar a bom ritmo e de repente mesmo á nossa frente nos aparece um animal enorme a alta velocidade vindo na nossa direcção?!?!?!?!?

Meus amigos, eu sou sincero, naquele momento pensei que poderia ser um "bicho" de outro planeta, lol, mas era nem mais nem menos um Cavalo a galope... castanho e feio, que mais parecia um Garrano ou um Mustang, não me tendo apercebido logo do que era... só sei que o bicho também se assustou, ficou ali alguns segundos no meio dos 3 sem saber para onde ir, e lá voltou pelo mesmo caminho donde tinha vindo a galope e a relinchar de susto...

Uma pequena peripécia que serviu para animar o resto dos quilómetros que nos faltavam fazer. Um episódio que será relembrado várias vezes...

No final, uma voltinha bem porreira de 41Km, com temperaturas bastante aceitáveis.

Até ao próximo evento,

Bons Trilhos,

DM

terça-feira, 21 de abril de 2009

Rescaldo III.ª Maratona Alcains / Gardunha - 18/04/2009


Mas que grande dia de BTT os Papaléguas de Alcains proporcionaram a todos os amantes das duas rodas que participaram nesta III edição da fabulosa Maratona Alcains / Gardunha.

Na linha de partida estavam cerca de 300 participantes. Muitos para fazerem os 47Km da Meia-Maratona e outros tantos para a Maratona dos 80Km, que na altura da separação dos 2 percursos optaram pelo mais curto, pois o receio de mau tempo na Gardunha era grande.

Á imagem do ano passado, a chuva assombrou novamente este evento, mas no decorrer do percurso, o S. Pedro foi amigo, o Sol apareceu, a "cortina" de nuvens que tapava a Gardunha levantou mostrando todo o seu esplendor e o pessoal lá foi rolando sem grandes dificuldades.

Para esta Maratona, além do pessoal da Vertente que estava presente em peso, o Vasco iria fazer a sua 2.ª participação em grandes eventos depois dos Trilhos da Açafa em V. V. Ródão.

Foi dada a partida, e aquela moldura humana começou a colorir os vários trilhos e paisagens por onde íamos passando. Nos primeiros 20Km de prova, a chuva quis-nos acompanhar e os terrenos estavam algo pesados com alguma lama. Aos 26Kms, local de separação dos 2 percursos, foi servido o primeiro dos vários abastecimentos que fui encontrando, sinal de reparo positivo pela variedade e quantidades apresentadas.
Sempre com o finalidade de fazer a Maratona, lá segui para o percurso dos 80Km em busca da Gardunha ... e a partir deste local, começava a Maratona a sério!!!

A chegada ás Eólicas, desde a Sr.ª da Orada, já é bastante difícil.... então a última rampa de cerca de 200m com uma inclinação a rondar os 22% de desnível médio, a tarefa tornou-se quase impossível.... mas com algum esforço lá cheguei acima na companhia animada dos Espanhóis de Cilleros...!!!

Um pouco á minha frente, lá vinham os amigos Ricardo Leão da Vertente e o José Ricardo dos Papaléguas, quase, quase a terminar o calvário...

Chegado ao cimo, a minha Stumpy estava cansada e lá tive eu de parar mais uma vez e esperar por ela...eheheh!!!
Para compensar, as vistas deste local foram indescritíveis.... a imagem fala por si...

A parte mais difícil tinha ficado para trás e a descida até ao Casal da Serra fez-se bastante rápido. Depois rolámos alguns quilómetros na fabulosa Gardunha e descemos a alta velocidade para o Louriçal do Campo. A partir daqui, foi sempre a dar gás até Alcains controlando muito bem o esforço, para não ter contratempos com lesões musculares...

Na chegada, lá estavam, como sempre, os meus fãs oficiais a dar apoio... obrigado a todos!!! terminaram a Maratona 78 participantes e a Meia-Maratona 215.

82Km percorridos, 39.º lugar com um tempo de 05h00m e com 1444m de acumulado... muito bom. Foi das Maratonas que me deu mais gozo fazer!!! Além de tudo, diverti-me imenso e isso é o mais importante.

O Vasco também se portou muito bem, terminando a Meia-Maratona em 66.º lugar com 02h40m.
Mais uma vez a Vertente foi a grande vencedora do dia, com a Maratona ganha pelo João Mariano que está mesmo muito forte e também com os 5.º e 7.º excelentes lugares na Meia-Maratona do Chiquinho e do Nuno Eusébio.

A Organização está de parabéns, pois mais uma vez mostraram aquilo que melhor sabem fazer, organizar eventos desta natureza!!!

Bons trilhos para todos,
DM

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alcains 2009

Aí está um dos grandes eventos de BTT da nossa Beira Interior. É já amanhã.....

Desejo a todos os participantes uma boa prova e que o S. Pedro seja amigo do pessoal, porque chuva já chegou aquela que recebemos no ano passado...

Bons trilhos
DM

domingo, 12 de abril de 2009

Sábado de Páscoa - 11/04/2009

Alguns de nós, optámos por sair neste Sábado de Páscoa para no Domingo estarmos a 100% com a família que também merece toda a nossa atenção nestas épocas festivas...

Eu DM, o Ricardo e o Mário, concentrámo-nos na Vertente e tivemos a companhia de mais 2 elementos com estreias absolutas no nosso grupo, o Guilhermino e o Hugo.

O percurso ficou logo definido antes da saída. O destino seria passagem pela Boidobra, Ferro, PeraBoa, Terlamonte, Teixoso, Penedos Altos e novamente Covilhã, com o inevitável regresso ao Tortosendo.

Por razões técnicas, a meio do percurso o grupo foi obrigado a ficar mais pequeno, pois o Mário teve de regressar á Covilhã por estrada com a roda traseira quase sem raios (... mas mesmo assim, ele continuava a curtir a voltinha e lá ia dando o seu saltinho com a bike no ar... mais uns quantos raios partidos.... grande Mário!!!!) e o Hugo ficou logo por ali em Peraboa, terra dos seus Sogros.

Lá seguimos o nosso destino, com o grupo reduzido a 3 elementos e com o estreante Guilhermino a rolar muito bem!!!

Chegados a Terlamonte, seguimos para o Teixoso onde se deu nova separação, pois o Guilhermino teria que seguir para a Atalaia e nós, eu e o Ricardo, regressámos á Covilhã pelos Penedos Altos.

Ainda tivemos tempo de fazer uma visita ao amigo Zé na Vertente, onde se encontrava o Mário já com a roda concertada pelo Cristiano.

Uma voltinha bastante agradável, onde deu para rolar a um bom ritmo mantendo a forma física para a tão aguardada Maratona de Alcains/Gardunha.

Chegado a casa, contabilizei 60Km a uma média de 17,90Km/h com 988m de acumulado.

A próxima saída será na Quarta-Feira á noite, somente para descomprimir a "máquina", pois no Sábado espera-nos um dia bastante difícil.... dependendo muito da Meteorologia!!!

Até lá, bons trilhos como sempre.
DM

Nocturno - 08/04/2009

Nesta semana, o dia do nosso habitual passeio nocturno foi a Quarta-Feira devido ás festividades Pascais de Quinta-Feira.

O Pessoal não deixou de aparecer, e mais uma vez lá estava eu DM, o David Madeira, o Rui Calado, o Ricardo Leão e o Joca Vaz.
Este quinteto é já conhecido e apelidado pelos "Morcegos do Pedal", tal é a frequência e notoriedade dos nossos passeios nocturnos nas gentes do Tortosendo e arredores...

Decidimos então fazer um percurso não com muita montanha e que desse para rolar...
Fomos então até ao Alto da Portela, pelos trilhos recuperados do Bairo do Cabeço, seguimos para o Alto da Salgueira e depois foi sempre a descer até á Coutada.
Da Coutada, iniciamos então o regresso ao Tortosendo passando pelo Peso, Vales do Rio, praia fluvial do Dominguiso e Parque Industrial.

Antes de cada um ir para sua casa, lá tivemos que parar no café Expresso e beber novamente um CaiBem a dobrar... sabem mesmo bem aquela hora!!!

Uma voltinha de 27,5Km com duração de 2 horas e um acumulado de 566m.

Nesta semana a saída é novamente Quarta-Feira, pois no Sábado temos os 80Km de Alcains e o pessoal tem de descansar...

Até lá, bons trilhos
DM

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Rescaldo do 5.º BTT Valhelhas - 05/04/2009

No passado Domingo participei pela primeira vez no passeio BTT em Valhelhas, que já vai na sua 5.ª Edição.

Á partida, pelas altimetrias disponibilizadas, iria ser um dia em grande com muitas subidas e um acumulado elevado para o número de quilómetros. Existiram 3 percursos alternativos á escolha de cada um, de 33Km, de 43Km (no final parece que foram 52Km) e um de 62Km.
O objectivo inicial era os 62Km.... e foi cumprido!!!

O percurso foi feito praticamente todo acima dos 1000m de altitude, com subidas não muito duras mas longas, mesmo como eu gosto, e descidas rápidas algo acentuadas.

A Vertente, mais uma vez, estava muito bem representada e com vontade de lutar pelos primeiros lugares em ambos os percursos.


O Chiquinho e o Nuno já se preparavam com o habitual aquecimento.

Pouco depois da hora programada, lá se deu a partida, com os cerca de 70 bbtistas a percorrerem as ruas de Valhelhas antes de iniciarem o passeio por aquelas serras.

Seguimos direcção a Gonçalo para fazermos alguns quilómetros planos antes de iniciarmos a primeira subida do dia á Serra de Mor de cerca de 4Km. Chegados ao alto, descemos para Famalicão da Serra para depois voltarmos a Valhelhas onde se iniciava a mais longa subida do dia á Serra da Cabeça Alta com cerca de 9Km de ascensão.

Aqui foi sempre a rolar a um bom ritmo até á Mata do Fragusto, pois a dificuldade da subida não era muito acentuada, mas o acumulado de subidas já passava os 1000m.

Depois do primeiro abastecimento sólido aos 29Km, o Nuno Eusébio acompanhou-me até final do Passeio com passagens no Fragusto, Vale do Mondego, Vale do Sameiro perto do Alto da Asinha, novamente Fragusto e descida rápida para Valhelhas.

De realçar que o acumulado aos 37Km de percorrido era já de 1200m, o que originou que a maioria do pessoal opta-se pelos percursos de 33Km e 52Km, e perdessem este espectáculo de local, com passagem pela água.

Na chegada a Valhelhas, eu e o Nuno fizemos os 7.º e 8.º lugares na classificação dos 62Km com um tempo de 03h59m e o Chiquinho conseguiu um excelente 3.º lugar com 03h09m. O acumulado total do Passeio foi de 1517m.

A minha opinião sobre o Passeio foi bastante positiva, com um percurso muito bem escolhido e suficientemente bem marcado (já vi melhor mas não havia motivo para o pessoal se perder), os abastecimentos líquidos foram vários e os sólidos suficientes, os banhos não foram frios o que já é bom, e o almoço não estava mau, mas para a próxima é um dos pontos a tentar melhorar, pois a feijoada tinha mais feijão que carne...!!! Uma prova a repetir numa próxima edição...
Vamo-nos preparando, porque Alcains/Gardunha está aí á porta...
Bons trilhos,
DM

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Uma voltinha á noite espectacular!!! - 02/04/2009

Como não podia deixar de ser, Quinta-Feira é sinónimo de passeio nocturno, e mais uma vez nos reunimos na Pêra Longa para mais uma saída.

Desta vez foram 7 os aventureiros, eu DM, o David Madeira, o Rui Calado, o Ricardo Leão, o "Joca" Vaz, o João "Veterinário" e um novo amigo de pedaladas que mora aqui mesmo ao lado na Quinta da Clarabóia, o Guilherme. Bem vindo!!!

Como já a algum tempo que não visitávamos o Paul e como já estava prometida uma incursão por aquelas bandas há já algum tempo, decidimos então ir até ao Alto da Portela para depois rolar serra abaixo, sempre a serpentear a principal ribeira da zona, até chegar ao centro do Paul.

O principal motivo desta voltinha e deste percurso, foi mesmo a escolha do trajecto de regresso ao Tortosendo. Já andávamos com vontade de fazer a subida que começa na Sra. das Dores no Paul e que somente acaba no Alto da Salgueira, já perto do Tortosendo. Antes de alcançarmos este ponto, tivemos que trepar o Alto da Cabecinha (Marco Geodésico) que tem uma altitude ainda maior, e umas vistas fabulosas, mesmo á noite...

Na chegada ao Tortosendo, e antes de ir para casa, a paragem foi obrigatória no café Expresso para o habitual CaiBem, que deste vez foi Duplo, eheheh!!!!

Foram 32Km com 787metros de acumulado, muito bem passados, em excelente ambiente e a repetir certamente por aqueles trilhos.

Para a semana vamos saír novamente, mas em principio será na Quarta á noite...

Até lá, bons trilhos
DM

quarta-feira, 1 de abril de 2009

"El Solitário"!!! - 28/03/2009

Na impossibilidade de sair Domingo com o pessoal da Vertente, optei por dar uma voltinha no Sábado de manhã... mas sem companhia!!!


Quando saí da Pêra Longa, o tempo estava fresquinho e com bastante vento, o que se tornou quase incontrolável em certas partes do percurso que fiz... mas mesmo assim não foi motivo para ficar em casa, e lá segui em solitário e sem destino definido.
Fui então até á Ponte Pedrinha, para apanhar os estradões junto á A23 que me levaram até á Barragem da Corja e Terlamonte.

Optei depois por efectuar a descida até ao Zêzere, ali mesmo junto á já conhecida Ponte do Comboio.

Como estava sozinho e o tempo estava fabuloso (com excepção do vento), os vários locais por onde passei convidaram a sacar da digital... e a originalidade começou a surgir!!! Deu para tudo....

Um pouco mais á frente, nova paragem obrigatória no Açude do Zêzere e novamente a digital começou a disparar.... aqui consegui fotos muito fixes!!!
Mas como o percurso estava a ser um pouco plano demais, e particularmente gosto bastante de subidas, optei por apanhar a estrada de Caria que me levou até á Sr. do Carmo e daí iniciei a mítica subida ao Alto de S. Gião por asfalto.
Digo-vos uma coisa!! cada vez que por ali passo, juro que nunca mais subo aquelas rampas.... mas dá sempre bastante gozo fazer cerca de 4Km com pendentes médias de 20% de desnível!! É mesmo muito dura de se fazer...
No Alto de S. Gião, o vento era bastante forte, o que me dificultou o andamento. Dali, segui em direcção á Fonte Serra, desta vez sem passar na Fonte dos Amieiros, que costuma ser local de paragem obrigatória...

Do alto da Fonte Serra, as paisagens são fabulosas!!! Avista-se toda a Cova da Beira, o vale de Verdelhos, parte do maciço central da Estrela, o Alto da Asinha, etc, etc... deu mesmo para desfrutar do momento!!!

Daquele local até á Covilhã, foi sempre a descer pela Aldeia de Carvalho e Cantar Galo.
Ainda deu tempo para fazer uma visita ao Zé da Vertente que estava a disponibilizar as suas bikes para os Test Drives junto á Ponte Martir-In-Colo.
Foi uma excelente voltinha, de 56Km bem rolados em pouco mais de 3 horas, com 1050m de acumulado. Uma manhã de Sábado muito bem passada na companhia da minha Stumpy!!!
Bons trilhos para todos.
DM