segunda-feira, 20 de julho de 2009

Rescaldo 4.ª Maratona Vale do Vouga - Águeda - 05/07/2009

Uma das grandes Maratonas realizadas em Portugal, sem dúvida...!!! Já há algum tempo seguia a data desta Maratona por se realizar na Capital das 2 Rodas - Águeda e também pela fama das suas 3 últimas edições!!!

Juntei-me a mais 1150 bbtistas num manhã fresquinha, com a chuva a acompanhar o pessoal durante toda a prova.
Estiveram presentes alguns dos melhores bbtistas nacionais da actualidade, com grande destaque para o Vítor Gamito.

Desloquei-me para Águeda ainda no Sábado á noite e pernoitei na casa de uns amigalhaços ali ao lado, na Trofa!!! Um muito obrigado a eles por me darem guarida!!!
Levantei o dorsal no Sábado, sem grandes problemas, demorei 30 segundos.... porreiro para uma afluência de quase 1200 participantes.

A partida estava marcada para as 09h e o control 0 abria ás 08h de Domingo. Atrasei-me e quando cheguei á zona de partida já estavam á minha frente cerca de 1000 bttistas. Demorei 3 minutos a passar a linha de partida. Para a próxima já não me enganam e monto lá a tenda...

O meu único ponto negativo nesta Maratona foram os primeiros quilómetros - engarrafamentos atrás de engarrafamentos... nunca andei tanto com a bike á mão como nesta prova. A organização deveria prever esta situação e colocar mais quilómetros em estrada para dispersar o pessoal, antes de chegarmos aos trilhos, tipo Portalegre...

Sem contabilizarmos este ponto, a organização brindou-nos com um percurso dos mais bonitos e completos em que participei... vários single traks, riachos, subidas curtas mas duras, terreno rolante, boas marcações, etc... 5*****, e o melhor de tudo foi mesmo o ambiente que estas gentes de Águeda nos proporcionaram. Impressionante a quantidade de público a aplaudir ou simplesmente a ver o pessoal passar sempre de baixo de chuva, por vezes intensa... parecia uma romaria de guarda-chuvas...lol...

A partir dos 20km, o terreno começou a empinar e a endurecer, e comecei a rolar muito bem, passando muita , muita gente...

Depois de sair muito atrás, consegui completar os 50Km de prova em 394.º num total de 900 participantes que optaram pelo percurso mais pequeno. Consegui fazer um tempo de 02h:50m numa média de 17,80Km/h com um acumulado de 600m.

Para aumentar o grande nível desta organização, na meta estava instalado um ecrân LCD gigante com a classificação online alcançada pelos participantes... grande nível.

Mais ou menos 1 hora depois da minha chegada e já com o banho tomado, havia ainda uma grande surpresa.... um ambiente de invejar qualquer etapa da volta a Portugal em bicicleta, para ver chegar os primeiros dos 90Km.... e que chegada.

Foi espectacular ver aparecer 3 bttistas ao fundo da longa Avenida, e acabarem ao sprint uma prova de BTT de 90Km... foi o delírio de todos os que assistiam. O Gamito conformou-se com a 2.ª posição não conseguindo bater o grande vencedor na recta da meta.

Estando em Águeda, não podia vir embora sem visitar a magnífica bike muito bem instalada numa das rotundas de acesso á cidade. Esta que é considerada a "Capital das 2 Rodas", está muito bem caracterizada com este imponente monumento.

Adorei vir a esta cidade e a esta Maratona. Para o próximo ano vou voltar certamente...

Até lá, bons trilhos
DM