sábado, 16 de maio de 2009

Rescaldo do 8.º BTT de Almeida - 10/05/2009

Pelo 2.º ano consecutivo, participei na 8.ª edição do BTT de Almeida, mas desta vez para fazer os 93Km com passagem e paragem obrigatória em Ciudad Rodrigo - Espanha. O percurso era quase todo plano, propício para os bons roladores, com algumas rampas mais acentuadas mas em curtas extensões.

Praticamente 2/3 do percurso foram percorridos em terras espanholas, com grandes "estradões" de fazer inveja a muitas estradas nacionais em asfalto.
O tempo também ajudou, o céu com poucas abertas mas sem chuva!!!
A grande dificuldade do dia foi mesmo o vento forte que se fez sentir de frente em todo o trajecto até Ciudad Rodrigo. Depois até Almeida, o vento até ajudou a dar um empurraõzito á malta!!!

Juntamente com o único participante da Vertente, eu DM, o pessoal amigo de Pinhel, os Electrões, estavam em peso com 3 novas contratações, e uma delas vinda de Castelo Branco para arrebatar um excelente 12.º lugar na Meia Maratona, o meu primo Vasco.
O Morais também se portou muito bem, conseguiu terminar a Meia com distinção, o que já é muito bom para quem não tem rotinas de bike... os meus Parabéns!!!

A partida foi dada quase ás 09h:30m com cerca de 220 participantes. Em Almeida, o leme é mesmo passeio BTT, daí que a organização não controle classificações e tempos... mas o nosso Manager Joaquim Marques, fez questão de estar atento e anotar as nossas chegadas!!! .. sortudos!!!

Sem darmos conta, estávamos já em Espanha, tal foi o ritmo forte desde o início que conseguimos manter até ao final. Comigo foi sempre o HC a comandar o ritmo!!! Fizemos os 93Km sempre os dois.


Mesmo antes de chegar a Ciudad Rodrigo, e em poucos quilómetros, a organização brindou-nos com cenários completamente diferentes, desde grandes planícies onde Touros e outros animais andavam em liberdade, até single tracks muito bons e agradáveis de ciclar.

Já em Ciudad Rodrigo, aproveitámos para parar um pouco e recarregar forças, pois a viagem de regresso a Almeida ainda era longa, apesar de o vento neste sentido ajudar.

Lá fomos rolando sempre bastante rápido, naqueles grandes estradões, até alcançarmos a fronteira, e já em Portugal fizemos uma nova pequena paragem para mais umas fotos!!!

Mesmo atrás de nós, apareceram dois participantes espanhóis, num ritmo mais elevado que o nosso, e então o HC começou a dar gás para não sermos ultrapassados!!! Foram 10Km diabólicos até Almeida, sempre com os espanhóis na nossa retaguarda, mas não nos conseguiram passar....!!!

Á chegada, lá estavam como sempre, a nossa "claque" sempre a apoiar. Fizemos o 26.º e 27.º lugares e demoramos 04h:30m para fazer os 93Km numa média de 20,6Km/h, com um acumulado de 1171m.


Mais uma vez adorei estar em Almeida. A prova é bastante interessante, e até o "pormenor" do local escolhido para o almoço nos deixa de boca aberta.... uma sala com muitos e muitos anos, no interior das muralhas da Porta de S. António... simplesmente fabuloso!!! O porquinho no espeto com arroz de feijão até soube melhor, acreditem...!!!!

Para o ano lá estarei. Até lá, bons trilhos,

DM

Sem comentários: