
Depois de ter participado na 1.ª edição deste evento em Dezembro de 2008, não podia deixar de estar também presente na edição deste ano, com expectativas bastante elevadas já que a Organização prometeu um grande evento.
O dia estava fabuloso, com um Sol bastante quente, céu limpo, ideal para a prática da modalidade...
O percurso ao início não parecia muito puxado, mas na realidade era bem durinho.
Com saída do Fundão, a Maratona seguia para Alcaria, Pesinho, Barco, Silvares, subida ás Eólicas da Serra da Maunça, descida para o Açor, Enxabarda, Casteleijo, Freixial, Aldeia de Joanes e regresso novamente ao Fundão.

Compareceram no Fundão cerca de 300 bttistas, a grande maioria da zona, mas também alguns de outras partes do país, inclusive os nossos amigos espanhóis de Cilleros que também marcaram presença (estes 2 espanhóis estão em quase todos os nossos eventos... parabéns Faustino e Alvaro).
O objectivo de hoje seria fazer a Maratona de 63Km juntamente com o HC e com o Vasco, sem nos preocuparmos muito com os tempos, já que a boa forma não abunda para estes lados... simplesmente desfrutar dos trilhos escolhidos...
Trouxe comigo o meu sobrinho Jaime, que com 7 anitos já começa a ganhar gosto pela modalidade. Não pode participar claro, mas o garoto esteve radiante durante todo o dia devido ao excelente ambiente em torno do Multiusos do Fundão.

Ás 09h:02m foi dada a partida simbólica, já que a oficial seria ás 09h:20m em frente da Motobrioso, patrocinador do evento.
O ritmo inicial foi bastante forte, devido ao terreno com pouca inclinação, sendo a 1.ª dificuldade do dia +/- aos 10Km, perto do Pesinho, com algumas rampas durinhas. Logo após seria a separação dos 2 percursos e 1.ª paragem para reagrupar o nosso pequeno grupo.
Lá continuámos os 3 em direcção ao Barco, e logo a pós umas descidas muito perigosas, o HC furou, o que nos obrigou a paragem forçada e algo longa... também não tínhamos pressa...

Enquanto ele trocava de câmara de ar, aproveitei para tirar umas fotos ao pessoal que ia passando... e passaram muitos... na foto em cima estão o Ricardo e o Nuno que logo se prontificaram para ajudar, excelente espírito de camaradagem e entreajuda... mas lá seguiram viagem...
Com o pneu em boas condições, seguimos viagem já com algum tempo de atraso, em direcção a Silvares, num terreno rompe pernas de sobe e desce constante, que viria provocar estragos ao Vasco e ao HC nos últimos 10Km da prova... não sei como, mas eu lá me safei muito bem e nem parecia que levava desgaste nas pernas... vai-se lá saber porquê... será que foi das noitadas nos Chocálhos !?!?!? lol
Em Silvares, nova paragem para o 1.º abastecimento sólido, obrigatório e importante, já que o terreno começava a empinar e só parava lá no alto das eólicas.

Quase lá em cima, esta última rampa foi feita a pé quase por toda a gente... e lá vinha o Vasco puxando pela sua montada, com sinais bem visíveis de desgaste...uns kilitos a mais!!!!


Mas chegados ao alto da Serra da Maunça, o esforço valeu bem a pena, pois as paisagens falam por si, simplesmente fabulosas, de cortar a respiração...
Descemos então para a aldeia do Açor e nova paragem para mais uma água, já que os pontos de água foram bastantes em todo o trajecto, perdendo-lhe a conta!!!
Desse local, simplesmente tínhamos de rolar durante 20Km até chegar ao Fundão.


O HC acompanhou-me até á meta, já com as cãibras a chateá-lo bastante e o Vasco ficou um pouco para trás tendo parado mesmo com enormes dores musculares.
Lá estavam, como sempre, os nossos "fans privados" na meta á nossa espera.

Foi uma Maratona de 63Km, com um acumulado de 1367m, que adorámos fazer, apesar das dificuldades físicas, em ambiente de simples cavaqueira entre os 3.
Eu fiz 97.º e o HC 98.º com um tempo de 04h:52m e o Vasco fez 108.º com 04h:57m, num total de 149 participantes. A Mini Maratona teve uma aderência de 140 participantes.
A Organização está realmente de parabéns, conseguindo mais um grande evento de BTT para a região, desde as marcações, os trilhos escolhidos, os inúmeros abastecimentos líquidos, banhos quentes, almoço impecável, ambiente agradável, quase tudo 5***** com excepção para algumas extremas e perigosas descidas desnecessárias, que poderiam ter provocado alguns acidentes...
Resta-me desejar bons trilhos para todos, e para o próximo ano lá estarei novamente.
DM