terça-feira, 22 de setembro de 2009

Rescaldo da II Maratona bttGARDUNHA - Fundão - 20/09/2009

Depois de ter participado na 1.ª edição deste evento em Dezembro de 2008, não podia deixar de estar também presente na edição deste ano, com expectativas bastante elevadas já que a Organização prometeu um grande evento.

O dia estava fabuloso, com um Sol bastante quente, céu limpo, ideal para a prática da modalidade...

O percurso ao início não parecia muito puxado, mas na realidade era bem durinho.

Com saída do Fundão, a Maratona seguia para Alcaria, Pesinho, Barco, Silvares, subida ás Eólicas da Serra da Maunça, descida para o Açor, Enxabarda, Casteleijo, Freixial, Aldeia de Joanes e regresso novamente ao Fundão.

Compareceram no Fundão cerca de 300 bttistas, a grande maioria da zona, mas também alguns de outras partes do país, inclusive os nossos amigos espanhóis de Cilleros que também marcaram presença (estes 2 espanhóis estão em quase todos os nossos eventos... parabéns Faustino e Alvaro).


O objectivo de hoje seria fazer a Maratona de 63Km juntamente com o HC e com o Vasco, sem nos preocuparmos muito com os tempos, já que a boa forma não abunda para estes lados... simplesmente desfrutar dos trilhos escolhidos...


Trouxe comigo o meu sobrinho Jaime, que com 7 anitos já começa a ganhar gosto pela modalidade. Não pode participar claro, mas o garoto esteve radiante durante todo o dia devido ao excelente ambiente em torno do Multiusos do Fundão.

Ás 09h:02m foi dada a partida simbólica, já que a oficial seria ás 09h:20m em frente da Motobrioso, patrocinador do evento.

O ritmo inicial foi bastante forte, devido ao terreno com pouca inclinação, sendo a 1.ª dificuldade do dia +/- aos 10Km, perto do Pesinho, com algumas rampas durinhas. Logo após seria a separação dos 2 percursos e 1.ª paragem para reagrupar o nosso pequeno grupo.

Lá continuámos os 3 em direcção ao Barco, e logo a pós umas descidas muito perigosas, o HC furou, o que nos obrigou a paragem forçada e algo longa... também não tínhamos pressa...



Enquanto ele trocava de câmara de ar, aproveitei para tirar umas fotos ao pessoal que ia passando... e passaram muitos... na foto em cima estão o Ricardo e o Nuno que logo se prontificaram para ajudar, excelente espírito de camaradagem e entreajuda... mas lá seguiram viagem...


Com o pneu em boas condições, seguimos viagem já com algum tempo de atraso, em direcção a Silvares, num terreno rompe pernas de sobe e desce constante, que viria provocar estragos ao Vasco e ao HC nos últimos 10Km da prova... não sei como, mas eu lá me safei muito bem e nem parecia que levava desgaste nas pernas... vai-se lá saber porquê... será que foi das noitadas nos Chocálhos !?!?!? lol


Em Silvares, nova paragem para o 1.º abastecimento sólido, obrigatório e importante, já que o terreno começava a empinar e só parava lá no alto das eólicas.



Quase lá em cima, esta última rampa foi feita a pé quase por toda a gente... e lá vinha o Vasco puxando pela sua montada, com sinais bem visíveis de desgaste...uns kilitos a mais!!!!


Mas chegados ao alto da Serra da Maunça, o esforço valeu bem a pena, pois as paisagens falam por si, simplesmente fabulosas, de cortar a respiração...

Descemos então para a aldeia do Açor e nova paragem para mais uma água, já que os pontos de água foram bastantes em todo o trajecto, perdendo-lhe a conta!!!

Desse local, simplesmente tínhamos de rolar durante 20Km até chegar ao Fundão.


O HC acompanhou-me até á meta, já com as cãibras a chateá-lo bastante e o Vasco ficou um pouco para trás tendo parado mesmo com enormes dores musculares.

Lá estavam, como sempre, os nossos "fans privados" na meta á nossa espera.


Foi uma Maratona de 63Km, com um acumulado de 1367m, que adorámos fazer, apesar das dificuldades físicas, em ambiente de simples cavaqueira entre os 3.

Eu fiz 97.º e o HC 98.º com um tempo de 04h:52m e o Vasco fez 108.º com 04h:57m, num total de 149 participantes. A Mini Maratona teve uma aderência de 140 participantes.

A Organização está realmente de parabéns, conseguindo mais um grande evento de BTT para a região, desde as marcações, os trilhos escolhidos, os inúmeros abastecimentos líquidos, banhos quentes, almoço impecável, ambiente agradável, quase tudo 5***** com excepção para algumas extremas e perigosas descidas desnecessárias, que poderiam ter provocado alguns acidentes...


Resta-me desejar bons trilhos para todos, e para o próximo ano lá estarei novamente.

DM

1 comentário:

FalcãoBTT disse...

Muito bem caracterizada a Maratona. Foi verdadeira folia... por mim e no que toca para o ano lá estaremos, uma vez mais. Obrigado aos três mosqueteiros..