quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Rescaldo do 5.º Invernal BTT Cidade da Guarda - 30/11/2008

Que grande dia de BTT.
Este pessoal do Clube de Montanhismo da Guarda, com a ajudinha do S. Pedro, proporcionou-nos um dia magnífico. Não encontro adjectivos suficientes que descrevam esta Maratona, pois andar de bike na Neve, em plena Serra da Estrela, é qualquer coisa do outro Mundo.

Ás 08:30h da manhã quando cheguei à Guarda, encontrei uma Cidade gelada e coberta por um enorme manto branco, com temperaturas de cortar a respiração. Mas mesmo assim, eu DM e o meu inseparável amigo HC, lá fomos para mais uma grande aventura a juntar ao já longo reportório de "Os Cortiços"/AXA SegurPinhel.

Já passava das 09:30h quando foi dada a partida oficial junto á Câmara Municipal da Guarda, com sentido a Vale de Estrela. Logo ao sair da cidade, mais parecíamos uns esquiadores que bbtistas, tal era a quantidade de neve e gelo existente em praticamente metade do percurso. Aí foi feita a separação dos 2 percursos, e como estava programado fazermos a Maratona de 75km, não nos assustámos com a Neve e lá seguimos o nosso destino.

Descemos para o vale do Caldeirão, onde circulámos durante alguns quilómetros, para afrontarmos a primeira e maior dificuldade do dia, a subida épica a Fernão Joanes. E que subida, pois sem Neve já era difícil, então imaginem com lama, neve e gelo á mistura.

Chegados lá acima, foi rolar em pleno planalto da Serra da Estrela em direcção á Mata do Fragusto, com vistas e paisagens de perder a respiração, pois aqui a neve abundava em quantidade. As fotos falam por si...

Antes da alucinante descida para Valhelhas, o cansaço já era bastante, e nem imaginam como nos soube bem o grande repasto que nos esperava lá em baixo, com chá quentinho e tudo. Foi com agrado que nos apercebemos que a organização tinha retirado cerca de 15Km ao percurso inicialmente programado, devido ás grandes quantidades de neve, pois caso contrário teríamos que subir ao Alto da Asinha e aí sim seria um empeno de pernas ainda maior.

Com a barriguinha cheia, continuámos o nosso percurso até á Benespera, num terreno plano, mas que se viria a transformar muito doloroso para mim, pois o desgaste efectuado na Neve foi algum.

Da Benespera até ao Alto do Barracão foi sofrer em cima da bike, sempre com o meu grande companheiro HC a apoiar-me e a animar-me, para conseguir fazer toda a subida. De salientar que o HC está a andar mesmo muito, e então agora com a Grand Canyon 6.0 SE, é difícil acompanhá-lo...
O regresso á Guarda foi feito em direcção ao Intermarché, onde estava localizada a linha de Meta.

Foi sem dúvida uma Maratona bastante dura, que irá ficar nas nossas memórias, com 60Km percorridos em 04h e 32m e nas 41.ª e 42.ª posições, num total de 54 corajosos bbtistas que escolheram o maior percurso ( a Meia-maratona teve uma afluência de 179 participantes).

Parabéns à organização pelo evento realizado, só com o reparo no Almoço, mais uns minutos de atraso e já não havia comida para nós.

Fica já marcada na agenda. Para o próximo ano, "Os Cortiços"/AXA SegurPinhel irão estar presentes, com ou sem neve...

Até lá, bons trilhos,
DM

Sem comentários: