sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Peregrinação Fátima em BTT - 09 e 10/10/2010

A minha maior aventura em 2 rodas correu na perfeição.
Está concluída a peregrinação até Fátima, com saída de Alcains, quase sempre por trilhos, durante 2 dias intensos. Agradeço desde já aos Papaléguas de Alcains, pelo convite, pelo caloroso acolhimento, pela excelente companhia e pela interminável animação e camaradagem. Com eles, nem dei pelos quilómetros nas pernas.

O Sábado começou muito nublado, mas á saída de Alcains, ás 07h:20m, não chovia. Foram 15 os companheiros de aventura neste 1.º dia.

O 1.º dia iria culminar com a chegada ao Gavião, passando por C. Branco, Vila Velha de Rodão e Arez, por entre outras aldeias, que agora não me recordo o nome.

Um dos momentos bonitos do dia, foi a passagem muito perto das Portas de Rodão com o Tejo mesmo ali ao lado.

Quando chegámos a Arez, já nos esperava uma mesa para 15 na "Taberna do Rui". O almoço foi uma rica Sopinha com uma Bifana a acompanhar.

Com a barriginha aconchegada, fizémo-nos novamente á estrada a caminho do Gavião, com a chuva a querer acompanhar-nos.
Ás 16h:00m chegámos ao Gavião e o 1.º dia estava terminado, com 105Km nas perninhas e 1400m de acumulado.
Lavámos as bikes nos Bombeiros, tomámos banho na pensão e fomos descontrair um pouco até á hora de Jantar.

O 2.º dia começou também bem cedo e com algumas nuvens a ameaçarem chuva.

Aqui o meu colega de quarto, o Zé Ricardo e os nossos sapatinhos a secar, para começarmos o dia com os pés quentinhos.

Depois do pequeno almoço, lá arrancámos a caminho de Fátima ás 07h:40m. No 2.º dia passámos a ser 17, pois juntaram-se a nós os companheiros que nos levaram as bagajens.
Até Fátima, passámos por variadas localidades, sendo as principais Belver, Alvega, Rossio do Sul do Tejo, Abrantes, Constância e também pelo Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.

Fizemos uma paragem no Rossio de Abrantes, mesmo junto ao Tejo, bem animada pelo Zé Luís.

Já a caminho de Constância, onde foi servido o almoço (Caldo Verde mais uma Bifana), a chuva apertou e já não nos largou durante uns longos quilómetros.

A última etapa da aventura, foi de Constância até Fátima e também foi a mais durinha. A chuva, o acumular do cansaço físico e depois a inesperada lama, fizeram com que o grupo se atrasa-se um pouco.

A lama foi tanta, que as rodas pareciam quadradas. Esta foi sem dúvida, a pior parte dos 2 dias. Muito gentilmente, numa aldeia por onde passámos, uma senhora deixou-nos tirar a maior parte da lama com uma mangueira... foi uma alegria, pois as bikes ficaram mesmo muito mal tratadas e seria muito complicado fazer o resto do percurso naquele estado.

Na chegada ao Santuário de Fátima, lá estavam as minhas 4 Mulheres (Esposa, Filhotas e a minha Mãe), que me aguardavam com ansiedade.
Neste 2.º dia, fizemos 107Km com 1500m de acumulado e chegámos já muito perto das 18h.

Chegámos todos os 17, ninguém teve grandes problemas durante a viagem e as quedas foram todas sem grandes consequências.
No final de um grande e merecido lanche, fomos á Capelinha fazer as nossas orações e agradecer á Nossa Senhora por nos ter ajudado durante a viagem.

Um "agradecimento" ás bikes, pois não nos deram grandes problemas mecânicos.
No total, foram 212Km com cerca de 3.100m de acumulado.

Aqui vos deixo todas as fotos que tirei e não foram mais porque a chuva não deixou:


Ficam aqui também os links para as fotos dos amigos Papaléguas:
http://picasaweb.google.com/carlosalcains/Fatima2010?feat=directlink#

2 dias inesquecíveis, que irei repetir certamente no futuro.
DM

Sem comentários: