sábado, 23 de abril de 2011

Rescaldo 5.ª Maratona Alcains-Gardunha - 17/04/2011

Mais um ano que passou e mais um grande evento na nossa região. A Maratona BTT Alcains-Gardunha, organizada pelos amigos Papaléguas, já vai na sua 5.ª edição e sempre com novidades em relação aos percursos e trilhos escolhidos.

Este ano a organização levou os participantes a visitarem algumas localidades da Beira Baixa, como Escalos de Cima, Lardosa, Soalheira, Castelo Novo, Alpedrinha, Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo.

Os 2 percursos disponíveis foram de cerca de 45Km para a Meia Maratona e de 88Km para a Maratona. A Meia percorreu grande parte da grande planície da Beira Baixa, com passagem obrigatória pela Barragem da Marateca. A Maratona, além do percurso da Meia, levou os participantes lá bem ao alto da belíssima e imponente Serra da Gardunha.

Participei no percurso da Maratona e adorei, pois as paisagens lá de cima são únicas e fabulosas. Tivemos a oportunidade de avistar a Serra da Estrela e a Covilhã, já na vertente Norte da Gardunha e de ciclar os melhores trilhos de ambos os percursos.

Fiz parte da Maratona na companhia do pessoal dos bttGARDUNHA. Até ao alto da Gardunha, fui quase sempre com o João Pires e com o António Garcia, e já na parte final fui acompanhado pelo Martinho. Obrigado amigos pela companhia!!!

Cheguei a Alcains com 88Km percorridos, um acumulado de 1.469m e com o tempo de 05h:12m.
Já há algum tempo que não fazia mais de 60Km e com as grande temperaturas que se fizeram sentir, a dificuldade foi ainda maior. Tive direito ao primeiro escaldão do ano e os últimos quilómetros já se fizeram em esforço... mas o prazer de andar de bike supera todas as dificuldades!!!
Na classificação dos tempos, consegui um 38.º posto. Não fui para ganhar nada, mas sim para participar e ter a oportunidade de conhecer novos trilhos. Fiquei contente pela minha prestação, pois sem andar a treinar muito, consegui acabar sem grandes dificuldades. Não caí, a máquina não teve problemas, portanto... tudo Ok!!!

Somente achei que os participantes da Meia Maratona não tenham desfrutado muito dos trilhos, pois os melhores estavam lá em cima na Serra, achando que a Meia se tenha tornado um pouco monótona pela rapidez do percurso, pois era todo ele muito rolante.

Os meus parabéns aos Papaléguas por mais esta iniciativa e por conseguirem organizar mais um evento ao nível dos melhores que se vêm no nosso país.

Para o ano lá estarei novamente...
DM

2 comentários:

GINETAS BIKERS BTT PALAFOLLS. disse...

indomavel,un saludo grande y a seguir haciendo kilmetros,la btt es un puro placer.

Paulo Rosa disse...

Saudações e gostei da tua reportagem fez-me ter vontade de visitar o teu "quintal" Eu e mais amigos ja tivemos na serra da marofa e Castelo melhor o Castelo Rodrigo tudpo feito nas bikes.
Um abraço e cá voltarei lêr as tuas reportagens.