Este ano regressei novamente a Almeida para participar no 10.º evento de BTT , depois de no ano passado não ter podido participar devido á cirurgia no ombro. É sempre com agrado que venho a esta bonita e lendária Vila que admiro pessoalmente pela sua beleza e vasta História.
O início de dia em Almeida estava bem fresquinho, com temperaturas pouco acima dos 10º, mas depois com o passar das horas, o Sol começou a apertar fazendo "mazelas" a muita boa gente... foi cá um escaldão, que até as fitas do Capacete me ficaram marcadas no rosto!!!
O meu primo Vasco também foi comigo e sem nunca ter feito uma Maratona, seria hoje o Baptismo nos percursos de longas distâncias.
Saímos de Almeida já com um ligeiro atraso na hora de partida, e os cerca de 400 participantes começaram a colorir a zona histórica da Vila a caminho da fronteira com Espanhã, pois cerca de 80% dos dois percursos é feito por terras de "Nustros Hermanos".
Pouco antes da separação dos 2 percursos, juntou-se a nós o amigo Rui Lopes de Pinhel e lá o conseguimos convencer a optar também pela 1.ª vez no percurso da Maratona. Daqui até final, a aventura foi sempre a 3.
Poucos quilómetros á frente do 1.º abastecimento, deparámo-nos com estas paisagens e estes trilhos, que nos deixaram sem palavras... tínhamos percorrido somente 1/3 da Maratona e já estávamos satisfeitos por percorrer estes trilhos... apreciem!!!
É denominada de Ponte dos Franceses por ter servido de passagem na altura das Invasões Francesas. Fica situada no fundo de um desfiladeiro magnífico onde corre o Rio Águeda, com acessos muito limitados. O acesso lá abaixo é feito por trilhos perigosos mas que nos deram bastante gozo fazer.
Aproveitámos também para registar a nossa presença, pois não é todos os dias que temos a oportunidade de pedalar nestes locais. Cá estamos os 3: o Rui Lopes, eu e o meu primo Vasco Cavalheiro.
A parte difícil vinha a seguir, pois aquilo que descemos, tivemos também de subir mas já pela outra margem do Rio... grande parte tivemos de levar a "burra" á mão!!
Chegados lá acima, o Vasco teve de ser "socorrido" pelos Bombeiros Voluntários de Almeida... nada de grave, somente teve um pequeno problema no peito... ahahahahah.
Desde este local, foi rolar, rolar e rolar até Almeida, fazendo ainda muitos quilómetros em Espanhã e com o Sol sempre a apertar. As sombras nesta zona são quase nenhumas e o cançasso dos quilómetros nas pernas começava a dificultar o progresso do Rui e do Vasco.
Mas portámo-nos muito bem e fomos sempre aguentando todas as dificuldades até Almeida, rolando sempre num ritmo constante.
Chegámos a Almeida com 90Km nas perninhas e um acumulado de 1.526m.
Demorámos mais de 6horas a fazer o percurso, mas acima de tudo divertímo-nos, desfrutámos dos trilhos, parámos em todos os abastecimentos para reestabelecer as forças, bem.... foi um dia de BTT em cheio!!!
Depois do saboroso banho, veio o merecido almoço. Tudo muito bom.
Os meus parabéns ao Rui e ao Vasco, pois para quem está habituado a fazer somente Meias Maratonas de 40/50Km, hoje foram uns autênticos campeões ao conseguirem fazer 90Km... foi um rico Baptismo para os dois.
Bons trilhos para todos,
DM
Sem comentários:
Enviar um comentário