quarta-feira, 15 de junho de 2011

Expedição BTT Lavagem do Rio 2011 - 12/06/2011

Mais uma aventura concluída.
Já há algum tempo de andava para voltar á Lavagem do Rio, uma zona de beleza rara, onde em tempos era lavado o minério extraído das Minas de Volfrâmio da Panasqueira, nas margens do Rio Zêzere... ali para os lados da Barroca.

Muitos eram também aqueles que esperavam pela oportunidade de conhecer aquele belo local e o seu fantástico single track ao longo do Zêzere.

Acompanharam-me nesta aventura, o Sérgio Brito, o Miguel Silva, o Filipe Roberto, a Ana Roberto, o Ricardo Santa Rosa, o Zé Careca, o Sérgio Berrincha, o Zé da Vertente, o Zé Ângelo, o Vasco Santos e o Tiago Saínhas. 12 Bravos que ás 08h deram início a este belo e longo passeio.

Até ao Tortosendo fomos por estrada para não perdermos muito tempo e no Alto da Portela entrámos então nos trilhos em direcção ao Paul. Contornámos os Altos da Salgueira e da Cabeçinha para não aumentar muito a Altimetria acumulada, e fomos sempre pelo cume da serra até ao Ourondo.
No Ourondo, parámos para o primeiro abastecimento do dia na zona da Praia Fluvial... não conhecia este local... aconselho vivamente, pois no Verão parece ser bastante agradável para passar um dia em família ou com amigos.
Aproveitámos também para beber o cafézinho matinal, e eu, que já ia com uma certa sede, lá bebi um Cai Bem fresquinho, que me caiu mesmo bem... já apetecia outro!!! Mas tínhamos que continuar, pois ainda faltavam muitos quilómetros a percorrer.

Um pouco mais á frente, já na zona da Lavagem do Rio, o single track ao longo do Zêzere, denominado por Trilho dos Mineiros, ladeado por umas enormes Escombreiras, fazem parar qualquer um.... e só podemos mesmo apreciar, pois são paisagens que não se encontram todos os dias.

Já na Barroca, aproveitámos para nos divertirmos a cruzar as suas mini pontes... mais um momento de adrenalina!!!

Saímos da Barroca por estrada em direcção a Silvares e depois aí voltámos novamente aos trilhos, quase sempre ao longo do Zêzere...
Depois de uns erros de percurso antes do Barco, rapidamente corrigidos, o cançaso apoderou-se da malta e o calor que já se fazia sentir ajudou para mais um momento de relaxamento... que rica sombra ó Zé!!! maravilha!!!

No Barco parámos para o último abastecimento do dia, onde aproveitámos para nos refrescarmos e também para resolver alguns "furos" inesperados.

Passámos pela Coutada, Peso, Vales do Rio, Alcaria e Parque Industrial do Tortosendo, antes de chegarmos a casa.... eu fiquei-me logo por ali, e o resto da malta ainda foram até á Covilhã.

Foram cerca de 80Km com 1.600m acumulado que adorei percorrer, não só pela beleza e singularidade dos trilhos, mas também pela excelente companhia e ambiente que estes 11 parceiros me proporcionaram!!! o meu obrigado a todos eles!!!

Podem ver as restantes fotos no meu perfil no Facebook.
Bons trilhos para todos,
DM

3 comentários:

GINETAS BIKERS BTT PALAFOLLS. disse...

una ruta muy bonita..!!!! saludos bikers.

Tiaguss disse...

Excelente passeio Daniel.
Estava a contar conseguir alinhar com vocês, mas infelizmente não deu.
Abraço

Indomável do Pedal disse...

Obrigado Tiago... é realmente um local digno de ser "ciclado"...

Para uma próxima, vais também connosco!!!

Abraço