quarta-feira, 4 de março de 2009

Reconhecimento da Maratona Alcains/Gardunha - 01/03/2009

A convite dos amigos Pápaléguas de Alcains, lá fomos eu e o HC rumo a Alcains para fazermos os 80Km de reconhecimento daquela que será a próxima Maratona BTT Alcains - Gardunha marcada para o próximo dia 18/04/2009.

Posso-vos dizer que será sem dúvida um grande dia, pois os Pápaléguas irão surpreender-nos com pormenores de primeira, com paisagens deslumbrantes desde a Marateca á Serra da Gardunha, single tracks fabulosos, subidas acentuadas, descidas alucinantes, isto é, tudo o que uma grande Maratona deve ter.

A saída de Alcains foi feita na companhia de mais de 20 bttistas, com ritmo lento, pois a tirada iria ser longa.

Este ano, o percurso da Maratona vai ter a forma de um 8, sendo o local de cruzamento e separação das duas Maratonas aos 26km. Este local vai servir também como 1.º abastecimento para ambas as Maratonas e também como 3.º abastecimento da Maratona.

Rumamos então na direcção da Póvoa de Rio de Moinhos para depois seguirmos até á Barragem da Marateca com passagem obrigatória.


Passados alguns quilómetros, chegamos então á zona do 1.º abastecimento e também á separação das 2 maratonas. Este local é relativamente perto do Sobral do Campo. Quem optar por fazer a meia-maratona, inicia o regresso a Alcains por Tinalhas e Cafede. Os mais audazes e bem preparados, podem simplesmente seguir em frente e ... desfrutar!!!

No trajecto da Maratona, o acesso á Gardunha é feito por São Vicente da Beira e os Pápa-Léguas escolheram como locais de passagem a Barragem do Pisco...


... e o lindíssimo santuário da Senhora da Orada.

Neste local, foi hora de comer alguma coisa e descomprimir os músculos, pois a prova a sério começa mesmo aqui.

Os amigos Zé Ricardo e o HC numa fase de relaxamento...!!!

A partir da Senhora da Orada, é sempre a trepar por ali a cima, e se querem um conselho de amigo, cada um tem mesmo de ir ao seu ritmo, pois o acesso á Gardunha feito por esta vertente das Eólicas é bem durinho.

Amigos, esta rampa tem cerca de 200m de extensão mas com pendentes de 29% de desnível de inclinação... só mesmo 2 amigos a conseguiram subir em cima das suas bikes!!! uma autentica parede...!!!
No final da rampa o pessoal estava exausto e aproveitou para mais uma vez relaxar porque as subidas ainda não tinham acabado. Deste local, efectuámos a rápida descida para o Casal da Serra para começarmos novamente a subir a Gardunha até á antiga Casa do Guarda, agora transformada em ruínas.
Aqui as paisagens são deslumbrantes, o que nos obriga mesmo a desfrutar do percurso... pessoalmente, adorei esta fase da Maratona, pois fez-me recordar os meus tempos de juventude quando vinha para estas bandas com alguma regularidade...

Chegados ao alto, efectuámos a mítica descida até ao Louriçal do Campo, pelo caminho das piscinas de São Fiel. Esta fase tornou-se a mais dura, pois além de começar a chover torrencialmente, apanhámos pedrisco, e digo-vos que dóóói bastante... só tivemos tempo de nos refugiar num café local e aproveitar para secar e comer mais alguma coisa...

Mesmo com chuva, lá seguimos na nossa missão sempre em bom ritmo, passando pelas zonas do Amial, Tapada João Gago e sobreiros da Óles. Rapidamente chegámos novamente ao local de separação das duas Maratonas, iniciando assim o regresso a Alcains por Tinalhas e finalmente por Cafede.

Mesmo antes da chegada a Alcains, os Pápa-léguas prepararam-nos umas surpresas... esperem para ver!!!

No final contabilizámos 81Km num total de cerca de 1500m de acumulado. O percurso é todo ele muito bem escolhido para proporcionar um excelente dia bem passado, a todos os participantes da Maratona.
Só pedimos ao S. Pedro para dar uma ajudinha, pois com chuva poderá ser uma Maratona bem difícil.
Agradeço aos Pápa-léguas o convite feito e a excelente hospitalidade.
Vamos aguardar até ao dia 18 de Abril, para poder voltar a passar nestes locais fabulosos.
Até lá, vêmo-nos nos trilhos,
DM

Sem comentários: