sábado, 20 de junho de 2009

Rescaldo da 3.ª Rota da Cereja - 14/06/2009


Mais um ano, mais uma Rota da Cereja aqui no vizinho Fundão. O objectivo na participação deste ano era fazer os 70Km da Maratona juntamente com o Vasco. Seria para ele a primeira prova em longas distâncias.

O percurso traçado pela Serra Aventura era quase todo ele idêntico ao do ano de 2008, retirando algumas zonas mais difíceis em troca de subidas mais agradáveis em termos de dureza e paisagem.

Juntamente comigo e com o Vasco, estavam também o David Madeira, o Rui Calado e o António Parracho. As aldeias visitadas nesta Rota, são Alcongosta, Donas, Valverde, Fatela, Enxames, Alpedrinha, novamente Alcongosta com regresso ao Fundão.

Por azar, logo no quilómetro 3Km fomos obrigados a uma paragem de assistência, que ditaria em grande parte o desfecho desta Maratona. O selim do Vasco ficou completamente solto, com o parafuso moído, impossibilitando-o de continuar. O David ficou também por ali, já que se ressentiu de uma recente lesão no pé.

Durante a avaria, o Calado seguiu com o grosso do pelotão, ficando somente eu e o amigo Parracho, já bastantes atrasados, sendo mesmo os últimos dos cerca de 150 bttistas participantes.
Os dois, fomos rolando por ali a fora, sempre em bom ritmo, passando alguns atletas mais lentos. O Parracho tinha destinado fazer somente os 40Km e eu acompanhei-o.
De todos os inscritos, somente 99 conseguiram concluir a prova, possivelmente devido á grande extensão das subidas como também de algumas quedas provocadas pela grande quantidade de pedra solta em algumas partes do percurso.

Realizamos 44Km com 951m acumulado de subidas. Dos 63 participantes que acabaram a Meia Maratona, o Calado ficou em 27.º com 02h:51m e eu e oParracho em 45.º e 46.º, respectivamente, ambos com 03h:21m.

A prova esteve bem organizada, com suficientes abastecimentos, boas marcações, valeu o almoço para o melhor que se tira destes eventos, o convívio com os amigos.
Somente 2 aspectos a melhorar na próxima edição, 1.º o almoço deveria ser servido logo após a chegada do primeiro participante, porque esperar pelas 14h para almoçar não se vê em lado nenhum; e 2.º deveriam de variar mais o percurso, pois era praticamente idêntico ao de 2008.
Para o ano lá estarei, na 4.ª Rota da Cereja dia 13/06/2010.
Até lá, bons trilhos,
DM

2 comentários:

Antonio disse...

A menina e um espectáculo! Sobe bem e a descer ainda melhor! :)

o menino, mais um mês e já nos acompanha! ;))

hugo vag disse...

E pá... 44 km é para novatos... lol Força Indomaveis, porque os Electrões andam aí...