quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rescaldo 5.ª Maratona Vale do Vouga - Águeda - 04/07/2010

Pelo 2.º ano consecutivo, fui até Águeda participar na Maratona Vale do Vouga, que vai já na sua 5.ª edição e este ano também recebeu a 4.ª prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas... os prós estavam quase todos lá...
Mais uma vez, os amigos Tânia e Rui deram-me guarida em sua casa, que fica somente a 2Km do centro de Águeda.... o meu muito obrigado a eles... são pessoas fenomenais!!!

Para eles não ficarem muito tempo á minha espera para o Almoço, decidi mais uma vez fazer a Meia-Maratona. Na partida estavam cerca de 1700 participantes e ás 09h:30m deu-se início a mais uma grande aventura.

O dia estava bastante quente, com temperaturas a rondar os 36º. Mas o pior nem foram as altas temperaturas, nem as duras rampas... foi mesmo a grande quantidade de Pó existente nos trilhos... houve parte do percurso que nem consegui ver se levava alguém á minha frente ou ao meu lado... mesmo assim fui bastante cauteloso e não fui um dos muitos que não conseguiram evitar quedas aparatosas.

Para fazer esquecer tudo isto, só mesmo as paisagens e os vários locais lindíssimos por onde íamos passando. Eu também tive direito aos "fans", que foram ver o pai durante e no final da Meia-Maratona.

Cheguei a Águeda já bastante exausto. Água fui bebendo sempre que havia, e aqui esta Maratona está de parabéns, pois as gentes de Águeda adoram mesmo os desportos onde a bicicleta é protagonista (por algo Águeda é considerada a capital das bikes!!!), nem fazem ideia a grande quantidade de pessoas a assistir durante todo o percurso... batem palmas, fazem uma festa, atiram água com mangueiras ao pessoal, até um frigorífico vi no meio da rua com água fresca para quem quisesse... espectacular!!!

Depois de uma prova bastante dura devido a várias condicionantes, consegui finalizar o percurso de 49Km em 03h:06m, a uma média de 16,20Km/h, com um acumulado de 900. Consegui a posição 327.º em 998 participantes que conseguiram finalizar a Meia-Maratona. Muitos foram os que desistiram por falta de hidratação e outros devido a quedas... Na Maratona, além dos Federados que eram cerca de 250 e que"correm á parte", só mesmo 98 finalizaram o percurso de 89Km.

No final, o meu sentimento era de dever cumprido por conseguir finalizar sem nenhuma queda nem problemas com a máquina, e o estado em que fiquei foi este... camadas de Pó misturado com muito suor... parece que tinha saído de um incêndio...lol!!!

De salientar a Organização deste evento que é 5*****... das Maratonas por onde tenho passado, este pessoal dos BTT Vale do Vouga, juntamente com o pessoal da ACIN de Idanha-a-Nova, são do melhor que há em Portugal na organização de provas...

Para o ano lá estarei... fica também já feita a reserva do quarto na casinha dos meus amigos Tânia e Rui, aos quais mais uma vez agradeço pela bela hospitalidade.

Bons Trilhos para todos
DM

1 comentário:

Anónimo disse...

Já está o quarto marcado na pensão!!! :) e igualmente com direito ao belo do leitãozinho!

Acho que foi realmente dura a "proba", (30 concorrentes que foram até ao hospital) mas tu safaste-te muito bem!

Beijos às tuas princesas!

Tania