Neste Domingo, decidimos fazer uma coisa diferente do habitual. Fomos fazer um passeio bem no centro do Parque Natural da Serra da Estrela, com saída e chegada na bela Vila de Manteigas.
O Miguel Silva lançou a proposta e nem pensámos 2 vezes. Ele arranjou um Track na net, carregou-o no GPS e lá fomos nós...
Os participantes na aventura: eu, o José Soares, o Miguel Silva, o Rogério Cunha, o José Ângelo, o Sérgio Berrincha, o Sérgio Brito e o Ricardo Costa.
Sabíamos á partida que iríamos percorrer dos locais mais belos da Serra da Estrela, onde a beleza das paisagens ia predominar, mas ao mesmo tempo também sabíamos que teríamos de fazer algumas subidas bem durinhas e outras descidas alucinantes. Estavam preparados todos os ingredientes para uma grande jornada de BTT.
Eu e o José Soares chegámos a Manteigas antes das 08h e logo depois chegou o resto do pessoal na Carrinha e Atrelado do "Estrela Bike Aventura" da Boidobra.
Com as bikes já todas prontas e tudo a postos para a aventura, começamos então a jornada com a subida inicial ao Poço do Inferno.
Do Poço do Inferno, iniciámos a longa descida, com algum sobe e desce até ao Vale da Amoreira. Pelo meio, tivemos uma paragem forçada pelo furo do José Ângelo.
Já cá em baixo na localidade do Vale da Amoreira, iniciámos a durinha mas bela subida á Mata do Fragusto. Deu-me bastante gosto fazer esta subida, porque a beleza dos trilhos e toda a área envolvente é verdadeiramente magnífica... sem palavras!!!
Na Mata do Fragusto parámos um pouco para descansar as pernas e apreciar a beleza do local!!!
Lá seguimos na direcção do Circuito de Manutenção do Gorgulhão, perto do Alto da Azinha, por trilhos lindíssimos, cheios de vegetação e com várias tonalidades de verdes... espectáculo!!!
Já a caminho do vale do Rio Mondego, o Miguel Silva teve um pequeno acidente e o nosso enfermeiro de serviço, o Rogério, lá deu uso ao seu fabuloso Kit BTT de Enfermagem e lá conseguiu remediar a situação.
No inicio da descida para a Sra. da Assedasse, a paisagem muda de figura, com muito menos vegetação, mas a beleza..... essa continua lá!!!
Paragem obrigatória junto á capela da Sra. da Assedasse para recompor as forças, pois ainda nos faltavam alguns quilómetros para regressar a Manteigas.
Lá continuámos a nossa epopeia, já a subir até ao Alto da Cruz das Jogadas. Pelo meio e para aproveitar bem o dia, nova paragem no Covão da Ponte... deu para apreciar mais um belo local para ir com a família e passar um belo de um dia, mesmo juntinho ao Mondego!!!
A vista do Alto da Cruz das Jogadas é fabuloso... o Vale Glaciar do Zêzere com a nave de Santo António a avistar-se lá ao fundo... mesmo muito bonito!!!
Deste local foi sempre a descer até á Vila de Manteigas, rolando nos trilhos da bela Mata de São Lourenço.
Chegámos a Manteigas com 55Km percorridos e 1.600m de acumulado. Valeu bem a pena... se houve dificuldades, ninguém deu por elas, pois todo o pessoal desfrutou e nem nos apercebemos do acumulado final.
O mais importante foi termo-nos divertido a fazer aquilo de que gostamos e na companhia de excelentes amigos... não podemos pedir mais.
Este tipo de aventuras são para repetir, pois não vale a pena irmos para muito longe, com locais fenomenais aqui tão perto para descobrirmos!!!
Adorei!!!
Aqui ficam as fotos que tirei:
E podem ver mais fotos e o fabuloso Vídeo realizado pelo Ricardo Costa, no seu Blog: O Lobo BTT
Obrigado a todos os companheiros.
DM
2 comentários:
Grandes Amigos, a malta do Dão Nelas BTT já pensa fazer uma aventura dessas a algun tempo, visto que o percurso que escolheram é fantástico, seria possivel arranjar o track GPS? se possivel enviem para lmoreira01@daonelas.com
Grande Abraço
Olá Lino, como pediste, já te enviei o Track do passeio.
Boa voltinha para o pessoal de Nelas.
Abraço
Enviar um comentário