sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Rescaldo da 3.ª Rota do Teixo - 25/09/2011

Realizou-se no passado Domingo, mais uma edição da Rota do Teixo, organizada pelo pessoal do BTEIXO do Teixoso. Das 3 edições já realizadas, esta foi a minha 2.ª participação, falhando somente a 1.ª.

Este ano as condições climatéricas foram bem mais favoráveis que no ano anterior, tanto para a organização como para os participantes, que souberam e conseguiram tirar partido de tudo aquilo que o traçado foi oferecendo.... belos trilhos, paisagens deslumbrantes e muita animação!!! 

Os participantes puderam optar por um dos 2 percursos apresentados.... um mais suave com cerca de 40Km e outro um pouco mais puxado com cerca de 60Km.

Quando cheguei á zona de partida/chegada já "cheirava" a boa organização, pois já estava tudo preparado... o Secretariado foi muito rápido, o belo pequeno almoço já se encontrava servido, etc... estava tudo a postos para nos receber!!!

Para esta Maratona, tive a oportunidade de experimentar a sério uma Bicicleta com Roda 29, uma Specialized Epic Comp 29'' 2011. Já há muito tempo que andava para testar esta máquina, mas ainda não tinha surgido a oportunidade. Agradeço ao José Soares da VertenteBike.com a amabilidade em me facultar esta experiência....

Os primeiros 40Km seriam praticamente planos até á Aldeia de Vale Formoso. A parte mais complicada viria a seguir com a dura, mas muito bonita subida, até ao Posto de Vigia do Alto de S.Gião.

Partimos á hora estipulada e passados poucos quilómetros o ritmo era alucinante... Fui rolando nas calmas, mas logo me apercebi que ia ganhando posições com alguma facilidade e levava á minha frente muito poucos participantes... seria da condição física ou seria da "máquina"??? Uma coisa vos digo, a condição física está neste momento acima da média, mas a máquina ajuda bastante, pois a rolar, parece não sermos nós a puxar por ela, mas sim ela a puxar por nós.

Fui desfrutando ao máximo na parte mais rolante do percurso. Perto dos 40Km da Maratona, levava uma média de cerca de 24Km/h.... uiiiii, bem acima do habitual!!! Quando cheguei a Vale Formoso e começaram aquelas duras rampas fiquei um pouco apreensivo relativamente ao tamanho mais elevado da Roda 29, mas não fica nada atrás de uma simples Roda 26, notando que não iria ganhar mais tempo a subir se levasse a roda mais pequena. 

Quando cheguei lá acima, ia bastante contente pois estava a desfrutar ao máximo daquele momento... mas o melhor estava para chegar.... quem me conhece sabe que sou daqueles que tem bastante medo em descer e costumo perder muito tempo a escolher o melhor local para colocar a roda dianteira... a certa altura dei por mim a velocidades fora do normal, em trilhos algo técnicos e com algumas pedras soltas.... só vos digo que aquela Bike de Roda 29, com o guiador um pouco mais largo, dá uma segurança a descer como eu nunca tinha experimentado até á data, é impressionante o modo como fiz aquela descida e a facilidade com que a Bike consegue ultrapassar obstáculos... dou nota 20!!! Muito boa a rolar, boa a subir e excelente a descer!!! Uma Bike perfeita...
Rapidamente cheguei ao Teixoso e logo encontrei os 3 "Mosqueteiros" do Estrela Bike Aventura, o Berrincha, o Zé Ângelo e o Sílvio que estão numa forma invejável e andaram muito rápido... aqui na Foto o Berrincha e os seus já famosos alongamentos!!!
Depois de um merecido belo banho nas excelentes condições das Piscinas do Teixoso, foi servido um autentico repasto a todos os participantes dos 2 percursos...

Numa maneira geral, dou muitos parabéns á organização, pois não tenho nada de negativo a apontar, aliás, tudo esteve muito perto da perfeição. Este pessoal do Teixoso sabe o que faz e demonstrou muito bem como se organiza um evento de BTT!!!

Quanto á minha participação, concluí o percurso de 60Km no 18.º lugar, em 03h:12m, com um acumulado com cerca de 1100m.

Para o ano lá estarei.
Obrigado BTTeixo e Obrigado Roda 29...eheheh!!!
Se quiserem experimentar a Bike, combinem um Test Drive com o José Soares da Vertente e sintam as grandes diferenças de uma bike normal de roda 26 para esta de roda 29.
DM

1 comentário:

Paulo Rosa disse...

Fiquei com sabor doce da tua experiência da 29" gostei da cronica do evento e ja agora não há mais fotos para o pessoal ver :)))
Um abraço fantastico