terça-feira, 11 de outubro de 2011

Rescaldo do "Who's Afraid? - H2otel" - 01/10/2011

Um dia simplesmente memorável...
Um evento em plena autonomia no Parque Natural da Serra da Estrela, guiado unicamente por GPS e organizado pelo Luís Martins em parceria com o H2otel de Unhais da Serra.

O H2otel foi o local de concentração desta grande aventura e seria também o local dos banhos e do lanche final, oferecido pela gerência deste belo complexo hoteleiro.

Os cerca de 40 participantes chegaram um pouco de todos as regiões do País, sendo a grande maioria do Norte e da zona da Covilhã.
Do nosso pessoal, fui eu, o Rogério, o Miguel Silva, o Berrincha, o Filipe Roberto, o Rui Paulo Marques e o Vasco Santos.
Tivemos também a presença do Luís Leão Pinto, actual Campeão Nacional de Maratonas e também do Marco Almeida, outro grande atleta nacional. Ao centro está o Luís Martins, o grande impulsionador deste evento. Parabéns Luís...!!!

Por volta das 09h:15m saímos de Unhais, começando a longa subida de 15Km até aos Piornos a 1.600m de altitude.

Chegados ao alto, iniciámos a difícil e muito técnica descida para o Vale Glaciar do Zêzere a caminho de Manteigas. As paisagens falam por si... soberba a imponência que a nossa Serra da Estrela transmite... sem palavras.

Como levei novamente a Epic com roda 29er, vinha a curtir ao máximo a descida e quando arrisquei mais um pouco na velocidade, tive 2 rasgos na câmara de ar... sorte que o pneu ficou intacto!!!... aquela bike dá mesmo vontade de andar rápido!!! 

Ainda durante a descida para Manteigas, encontrámos o Luís Leão Pinto e o Marco Almeida no regresso ao Hotel, pois devido a uma queda, o Luís Leão Pinto magoou o pulso e optou por não continuar... teve sorte em nos encontrar e ter a assistência do Rui Paulo Marques!!!
Com Manteigas á vista, fizemos uma descida por um Single que ainda não conhecia, mas que irei fazer mais vezes, pois é simplesmente brutal... logo no início é que teve de ser á mão... mas a seguir foi sempre a curtir!!!

Já lá em baixo, tivemos de iniciar novamente a subida para os Piornos. Entrámos na zona mais bonita do dia, mesmo antes do Poço do Inferno, com inúmeros Castanheiros e outras árvores de grande porte... mas também se tornou a mais dura, pois as rampas para além de serem difíceis, os quilómetros e o acumulado nas pernas começavam a pesar...

Quando passámos novamente pelos Piornos, tinha nas pernas 58Km com 2100m de acumulado... vinha com algumas dificuldades em respirar e eu e o Vasco Santos optámos por fazer a descida para Unhais pelo mesmo local por onde tínhamos subido de manhã... não fizemos assim a descida pela Bouça e pelas Cortes.

Chegámos ao H2otel com 73Km e um acumulado de 2187m.

Aqui ficam 2 espectaculares vídeos que demonstram muito bem todos os locais por onde passámos... o 1.º vídeo é dos Superfraquinhos e o 2.º é da autoria do Vasco Santos:



Depois do reconfortante banho, tivémos a oportunidade de saborear o magnífico lanche preparado por uma nutricionista, exclusivamente para nós... muuiiiito bom!!!

Um passeio muito porreiro, com uma vertente diferente das várias Maratonas que se fazem por aí, mas com pormenores que marcam a diferença... paisagens inesquecíveis, banhos num Hotel de Luxo, lanche divinal, lembrança.... e isto tudo grátis!

Mais uma vez os meus parabéns ao Luís Martins pela iniciativa e também ao H2otel pela disponibilidade em nos acolher.

Bons trilhos para todos,
DM

Sem comentários: