terça-feira, 7 de setembro de 2010

Lavagem do Rio / Barroca do Zêzere (Rota do Mineiro) - 06/09/2010

Já há muito tempo que andava para repetir a visita á denominada "Lavagem do Rio", zona situada junto ao rio Zêzere, algures entre Silvares e a Barroca, local onde os Mineiros das Minas da Panasqueira "lavam" as suas escavações na procura do minério mais conhecido da Beira Baixa, o Volfrâmio.
Mas a principal razão de querer voltar a pedalar naquela zona é mesmo o estrondoso e bem bonito Single Track que existe desde a Lavagem do Rio até á Barroca, sempre junto ao Zêzere.

Como várias vezes tinha comentado com o pessoal o meu interesse de lá voltar e a maioria ainda não conhecia, neste Domingo nem tivemos com muitas demoras a escolher o nosso destino, e lá fomos os 4 para mais uma aventura - eu, o Lobo, o Rogério e o Zé Careca.

Saímos da Vertente ás 08h em ponto e cedo entrámos nos trilhos. Desde o Alto da Portela até ao Ourondo, a passagem pelos Altos da Salgueira e da Cabeçinha, oferecem paisagens matinais magníficas, dignas de ficarem a ser admiradas durante largas horas... e como para lá do Paul nunca tinha feito trilhos até ao Ourondo, a adrenalina ainda foi maior.

Chegados ao Ourondo, passámos dos trilhos para a estrada, que nos levou na direcção de São Jorge da Beira, Aldeia de São Francisco de Assis e Minas da Panasqueira, sempre com o Zêzere a acompanhar.
A chegada á Lavagem do Rio é sempre imponente, pois não se vêm escombreiras deste tamanho todos os dias.

Depois do esforço para aqui chegar, era altura de começar a desfrutar da melhor parte do percurso.... este fabuloso Single Track denominado Rota do Mineiro, que nos levaria até á Barroca... apreciem as imagens!!!

Só vos digo que dá vontade de repeti-lo vezes sem conta.
E para melhorar ainda o entusiasmo, no final do Single Track, deparamo-nos com esta paisagem da zona fluvial da Barroca... sem palavras!!!

Desde a Barroca até casa, fizemos um misto de estrada por Silvares, Barco, Coutada e Peso, para depois virmos pelos já conhecidos trilhos de Alcaria e Parque Industrial do Tortosendo.
O passeio acabou sentados numa bela esplanada a beber umas belas "fresquinhas".

Uma "grande" volta de 76Km com um acumulado de 1.473m.

Para quem não conheça e queira conhecer, façam-me o convite que eu alinho sempre....

Até á próxima... bons trilhos.
DM

Sem comentários: