segunda-feira, 6 de abril de 2009

Rescaldo do 5.º BTT Valhelhas - 05/04/2009

No passado Domingo participei pela primeira vez no passeio BTT em Valhelhas, que já vai na sua 5.ª Edição.

Á partida, pelas altimetrias disponibilizadas, iria ser um dia em grande com muitas subidas e um acumulado elevado para o número de quilómetros. Existiram 3 percursos alternativos á escolha de cada um, de 33Km, de 43Km (no final parece que foram 52Km) e um de 62Km.
O objectivo inicial era os 62Km.... e foi cumprido!!!

O percurso foi feito praticamente todo acima dos 1000m de altitude, com subidas não muito duras mas longas, mesmo como eu gosto, e descidas rápidas algo acentuadas.

A Vertente, mais uma vez, estava muito bem representada e com vontade de lutar pelos primeiros lugares em ambos os percursos.


O Chiquinho e o Nuno já se preparavam com o habitual aquecimento.

Pouco depois da hora programada, lá se deu a partida, com os cerca de 70 bbtistas a percorrerem as ruas de Valhelhas antes de iniciarem o passeio por aquelas serras.

Seguimos direcção a Gonçalo para fazermos alguns quilómetros planos antes de iniciarmos a primeira subida do dia á Serra de Mor de cerca de 4Km. Chegados ao alto, descemos para Famalicão da Serra para depois voltarmos a Valhelhas onde se iniciava a mais longa subida do dia á Serra da Cabeça Alta com cerca de 9Km de ascensão.

Aqui foi sempre a rolar a um bom ritmo até á Mata do Fragusto, pois a dificuldade da subida não era muito acentuada, mas o acumulado de subidas já passava os 1000m.

Depois do primeiro abastecimento sólido aos 29Km, o Nuno Eusébio acompanhou-me até final do Passeio com passagens no Fragusto, Vale do Mondego, Vale do Sameiro perto do Alto da Asinha, novamente Fragusto e descida rápida para Valhelhas.

De realçar que o acumulado aos 37Km de percorrido era já de 1200m, o que originou que a maioria do pessoal opta-se pelos percursos de 33Km e 52Km, e perdessem este espectáculo de local, com passagem pela água.

Na chegada a Valhelhas, eu e o Nuno fizemos os 7.º e 8.º lugares na classificação dos 62Km com um tempo de 03h59m e o Chiquinho conseguiu um excelente 3.º lugar com 03h09m. O acumulado total do Passeio foi de 1517m.

A minha opinião sobre o Passeio foi bastante positiva, com um percurso muito bem escolhido e suficientemente bem marcado (já vi melhor mas não havia motivo para o pessoal se perder), os abastecimentos líquidos foram vários e os sólidos suficientes, os banhos não foram frios o que já é bom, e o almoço não estava mau, mas para a próxima é um dos pontos a tentar melhorar, pois a feijoada tinha mais feijão que carne...!!! Uma prova a repetir numa próxima edição...
Vamo-nos preparando, porque Alcains/Gardunha está aí á porta...
Bons trilhos,
DM

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá.

Eu infelizmente não pude ir ao passeio, pois estava ocupado nesse dia.

Vi no post que existe um mapa no Google Earth, será que alguém tem o track GPS?

Obrigado
Rui Sousa

DM disse...

Caro Rui Sousa,

Eu não tenho GPS, somente consigo fazer o desenho do percurso no Google Earth..

Bons trilhos,
DM