terça-feira, 21 de abril de 2009

Rescaldo III.ª Maratona Alcains / Gardunha - 18/04/2009


Mas que grande dia de BTT os Papaléguas de Alcains proporcionaram a todos os amantes das duas rodas que participaram nesta III edição da fabulosa Maratona Alcains / Gardunha.

Na linha de partida estavam cerca de 300 participantes. Muitos para fazerem os 47Km da Meia-Maratona e outros tantos para a Maratona dos 80Km, que na altura da separação dos 2 percursos optaram pelo mais curto, pois o receio de mau tempo na Gardunha era grande.

Á imagem do ano passado, a chuva assombrou novamente este evento, mas no decorrer do percurso, o S. Pedro foi amigo, o Sol apareceu, a "cortina" de nuvens que tapava a Gardunha levantou mostrando todo o seu esplendor e o pessoal lá foi rolando sem grandes dificuldades.

Para esta Maratona, além do pessoal da Vertente que estava presente em peso, o Vasco iria fazer a sua 2.ª participação em grandes eventos depois dos Trilhos da Açafa em V. V. Ródão.

Foi dada a partida, e aquela moldura humana começou a colorir os vários trilhos e paisagens por onde íamos passando. Nos primeiros 20Km de prova, a chuva quis-nos acompanhar e os terrenos estavam algo pesados com alguma lama. Aos 26Kms, local de separação dos 2 percursos, foi servido o primeiro dos vários abastecimentos que fui encontrando, sinal de reparo positivo pela variedade e quantidades apresentadas.
Sempre com o finalidade de fazer a Maratona, lá segui para o percurso dos 80Km em busca da Gardunha ... e a partir deste local, começava a Maratona a sério!!!

A chegada ás Eólicas, desde a Sr.ª da Orada, já é bastante difícil.... então a última rampa de cerca de 200m com uma inclinação a rondar os 22% de desnível médio, a tarefa tornou-se quase impossível.... mas com algum esforço lá cheguei acima na companhia animada dos Espanhóis de Cilleros...!!!

Um pouco á minha frente, lá vinham os amigos Ricardo Leão da Vertente e o José Ricardo dos Papaléguas, quase, quase a terminar o calvário...

Chegado ao cimo, a minha Stumpy estava cansada e lá tive eu de parar mais uma vez e esperar por ela...eheheh!!!
Para compensar, as vistas deste local foram indescritíveis.... a imagem fala por si...

A parte mais difícil tinha ficado para trás e a descida até ao Casal da Serra fez-se bastante rápido. Depois rolámos alguns quilómetros na fabulosa Gardunha e descemos a alta velocidade para o Louriçal do Campo. A partir daqui, foi sempre a dar gás até Alcains controlando muito bem o esforço, para não ter contratempos com lesões musculares...

Na chegada, lá estavam, como sempre, os meus fãs oficiais a dar apoio... obrigado a todos!!! terminaram a Maratona 78 participantes e a Meia-Maratona 215.

82Km percorridos, 39.º lugar com um tempo de 05h00m e com 1444m de acumulado... muito bom. Foi das Maratonas que me deu mais gozo fazer!!! Além de tudo, diverti-me imenso e isso é o mais importante.

O Vasco também se portou muito bem, terminando a Meia-Maratona em 66.º lugar com 02h40m.
Mais uma vez a Vertente foi a grande vencedora do dia, com a Maratona ganha pelo João Mariano que está mesmo muito forte e também com os 5.º e 7.º excelentes lugares na Meia-Maratona do Chiquinho e do Nuno Eusébio.

A Organização está de parabéns, pois mais uma vez mostraram aquilo que melhor sabem fazer, organizar eventos desta natureza!!!

Bons trilhos para todos,
DM

Sem comentários: